A primeira coisa que deve ser feita antes de começar a desenvolver é organizar, as etapas de desenvolvimento, definir uma boa estrutura de pastas, onde vão ficar os arquivos relacionados ao desenvolvimento(.htm, .php, .asp, .jsp, etc), imagens, javascript’s, css’s, xml’s, swf’s.

Após isso, começar desenvolver torna-se mais fácil, pois tendo em mente o que têm-se para fazer e onde estão todos os elementos necessários ao desenvolvimento.

Uma importante parte dessa organização é o desenvolvimento em camadas, que nada mais é do que utilizar cada tecnologia para o seu propósito específico. O html exclusivamente para marcação (camada de conteúdo), css para estilização do conteudo e layout (camada de apresentação) e caso haja necessidade o(s) javascript(s) para o comportamento (camada de comportamento).

A camada de conteúdo, sem dúvidas, é a mais importante e é composta por textos, imagens, animações, etc. Esta camada é apresentada com uma linguagem de marcação o html ou xhtml, utilizar corretamente as tags é uma boa prática para ajudar seu site a ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, esta utilização correta das tags é chamada de semântica.

A camada de apresentação é onde definimos os estilos para o site, tanto para a estrutura do site como para o conteudo, que é composta pelo css.

E finalmente porém não menos importante a camada de comportamento, que é composta pelo tão querido/odiado javascript, que se utilizado de maneira correta trará grandes benefícios para o desenvolvedor e para o usuário.

Nos próximos post´s irei detalhar cada camada e mostrar necessidades e benefícios de utilizá-las da melhor forma possível.